Compartilhe

Importância da manutenção preventiva

Início » Importância da manutenção preventiva
24 de fevereiro de 2020

Importância da manutenção preventiva

Quantas vezes você estava usando um eletrônico e “do nada” ele simplesmente parou de funcionar? Provavelmente sua reação não foi de felicidade perante o acontecido e foi preciso levar o dispositivo para ser consertado. Na assistência seu aparelho passou por um processo chamado de manutenção corretiva para que o defeito fosse detectado e pudesse ser reparado. Mas e se eu te contar que você poderia ter evitado que seu aparelho parasse de funcionar? Isso mesmo, e seria possível através de um processo chamado de manutenção preventiva.

Manutenção nada mais é do que um conjunto de procedimentos realizados em sistemas e equipamentos a fim de manter estes em pleno funcionamento. Os três tipos mais importantes de manutenção são: a corretiva que é para corrigir falhas que levaram o dispositivo a parar de funcionar; a preventiva que tem como objetivo evitar que essas falhas apareçam; e a preditiva onde é feito o monitoramento do aparelho para averiguar sua degradação.

     A manutenção preventiva é de extrema importância e evita muitas “dores de cabeça”, como por exemplo, as que você teve quando precisava usar um dispositivo e necessitou deixar ele alguns dias na assistência para que fosse reparado e só piora quando esta falha leva a perda de documentos importantes. Mas, e como ela é feita? é feitas através de tarefas periódicas sendo cumpridas antes que avarias e falhas ocorram garantindo que os dispositivos mantenham seu funcionamento eficaz e de forma confiável. Estes procedimentos são realizados de acordo com o uso da máquina levando em consideração fatores horas de uso, ciclos de operação, dentre outros. Como você pode perceber as vantagens da manutenção preventiva são inúmeras como, por exemplo, redução da degradação dos dispositivos, diminuição das paradas e tarefas corretivas,  redução dos custos de manutenção além de uma vida útil maximizada.

      Quando o assunto é nobreaks e estabilizadores de médio e grande porte é ainda mais importante estar com a manutenção preventiva em dia, pois muitos problemas podem surgir pela falta dela, alguns dos mais comuns são placas danificadas pelo calor (onde geralmente o sistema de refrigeração está obstruído pela poeira), baterias com vazamento (podendo comprometer todo circuito da placa e levando a queima de outros componentes), baterias com baixa autonomia (levando a falhas no sistema), dentre muitos outros que uma boa manutenção preventiva consegue identificar e resolver antes de comprometer todo equipamento.

       Sendo assim fica fácil perceber que resolver um problema antes que ele aconteça sempre vai custar mais barato do que a reparação dele, isto se o equipamento não for danificado a um ponto que não há mais como reparar fazendo que o custo seja ainda maior na reposição do mesmo, sendo que uma simples manutenção preventiva evitaria todos estes custos.

Keli Augusta Mathias