Compartilhe

Cuidados com a energia elétrica que alimentam cargas críticas

Início » Cuidados com a energia elétrica que alimentam cargas críticas
13 de agosto de 2020

Cuidados com a energia elétrica que alimentam cargas críticas

Entenda-se por carga crítica, equipamentos de relevada importância para o bom
funcionamento de qualquer sistema produtivo.Estes sistemas podem ser equipamentos médicos, máquinas industriais, servidores de redes,caixas de supermercados e lojas, sistemas de monitoramento, portões eletrônicos, enfim, são diversas aplicações que se por algum motivo sofrerem paradas causarão grande prejuízo para quem depende delas no dia a dia.Uma das principais causas de problemas nestes sistemas são oriundas de energia elétrica.

Abaixo listamos os principais problemas e procuramos mostrar a atenção que se deve ter para os sinais que demostram que algo não está bem.

O que encontramos no nosso cotidiano é a inobservância de alguns aspectos importantes na estruturação do cabeamento elétrico como a fiação inadequada, terra ineficiente ou ausência de aterramento, polarização adequada dos pontos elétricos, dimensionamento correto de tomadas e disjuntores e falta de equipamentos de condicionamento de energia no caso, nobreaks e estabilizadores.

Estes aspectos causam vários tipos de problemas que ocasionam o mau funcionamento do sistema. São desligamentos indesejáveis, queimas de equipamentos, resultado do produto final impreciso, prejuízos imensuráveis com as paradas e com danos físicos das cargas, perda de produtividade, falhas nos sistemas de software integrados enfim, quando se tem problema relacionados ao combustível que alimenta os equipamentos, nestes casos é o sistema elétrico, estes causarão uma grande dor de cabeça aos usuários que dependem deles.

Nossa sugestão, sempre que um sistema que for alimentado por eletricidade apresentar qualquer tipo de problema, que seja verificado em primeira mão a situação da rede elétrica que o alimenta. Se ela não estiver dentro dos padrões determinados pela ABNT e dos padrões exigidos pela carga alimentada por ele, pare tudo. Corrija estes aspectos para só então continuar na investigação caso o problema persista.
Nós da Connect realizamos trabalhos de análise, dimensionamento e consultoria para implementar, analisar e corrigir problemas em sistemas elétricos, nobreaks e estabilizadores.