Compartilhe

Nobreak: Qual a sua principal atribuição?

Início » Nobreak: Qual a sua principal atribuição?
5 de março de 2022

Nobreak: Qual a sua principal atribuição?

Fico impressionado na forma com a qual muitos clientes lidam com o seu nobreak. Eles não o visualizam como um equipamento de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema para o qual ele foi destinado a alimentar e proteger.

Para entender a importância deste equipamento para um sistema, temos que entender quais as atribuições de um nobreak.

Ao contrário do que muitos pensam, a principal atribuição do nobreak é o condicionamento da energia, ou seja, é fornecer para a carga uma energia livre dos picos, ruídos e outras interferências presentes na rede da concessionária que como se sabe, é onde estão ligados todos os tipos de equipamentos e, muitos destes, altamente poluidores da rede elétrica. Um nobreak irá trabalhar esta energia, purifica-la, estabilizar e liberar para alimentar a carga. É um combustível limpo.

O segundo grande benefício é quando falta a energia da concessionária, momento em que ele mantém a carga alimentada pela energia armazenada no banco de baterias cuja duração dependerá do porte e da quantidade de baterias que ele usa. Estes são os fatores determinantes do que chamamos de autonomia do nobreak ou, quanto tempo ele consegue ficar ligado na ausência da energia da concessionária.