Compartilhe

Diferença entre protetor eletrônico, filtro de linha e régua de tomada

Início » Diferença entre protetor eletrônico, filtro de linha e régua de tomada
18 de março de 2022

Diferença entre protetor eletrônico, filtro de linha e régua de tomada

Constantes oscilações na rede de energia, como quedas e surtos de tensão, podem danificar e queimar equipamentos eletrônicos ligados nas tomadas, principlamente quando muitos equipamentos estão conectados em uma mesma tomada.

Para evitar esse tipo de problema, é indicado o uso de dispositivos de segurança, como um protetor eletrônico, um protetor de surto ou um nobreak, que preservam os aparelhos das oscilações elétricas e sobrecargas.

Você já deve ter visto ou utilizado dispositivos que trazem entradas em série para agrupar tomadas de diferentes equipamentos. Eles podem ser semelhantes na aparência, mas a diferença está na segurança que oferecem.

Muitos desses dispositivos são vendidos sem uma especificação sobre o seu real propósito, então continue lendo para entender melhor qual a diferença entre cada um deles.

Régua de tomada

A função da régua de tomada é multiplicar as tomadas, ou seja, é possível conectar vários outros equipamentos nela, utilizando o ponto de energia em que estiver ligada.

Sendo assim, seu principal benefício é aumentar o número de fontes de energia para um ambiente escasso de tomadas. No entanto, esse aparelho não oferece proteção alguma contra surtos elétricos.

Filtro de linha

filtro de linha,  filtra a rede elétrica diminuindo as interferências e os ruídos.

Com o  filtro de linha conectado aos eletrônicos, é possível reduzir oscilações da rede de energia. Dessa forma, ele contribui para que os aparelhos reproduzam imagem e som com mais qualidade, livres de interferências.

Porém, ele também não oferece proteção contra surtos elétricos, que podem causar danos aos aparelhos.

 

Protetor eletrônico

O protetor eletrônico tem a função de zelar pelo aparelho conectado quando há quedas ou oscilações na rede elétrica.

O protetor eletrônico tem o papel de equilibrar a energia enviada aos aparelhos conectados. Então, caso aconteça alguma instabilidade elétrica, o dispositivo vai desligar automaticamente, protegendo o equipamento.

Portanto, se o que você busca é proteção contra surtos elétricos, você está atrás de um protetor eletrônico. Ele tem  funcionalidades que impedirão que seus aparelhos queimem se algum surto, sobrecarga ou curto-circuito acontecer.